Segunda a Sexta-Feira 08h00 às 18h00
+55 11 3845-3800 Agende sua consulta agora
R. Dr. João Clímaco Pereira, 51 Itaim Bibi, São Paulo - SP, 04532-070
Image Alt

PUBLICAÇÕES

Livros e Revistas

Iara Fiks é pneumologista, formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1986. Obteve o título de especialista em pneumologia, terapia intensiva e endoscopia respiratória, e em
1997, doutorou-se pela FMUSP. Atualmente atende em consultório e realiza palestras sobre qualidade de vida e doenças respiratórias.
Conheça algumas de suas publicações:

Asma no Esporte “eu Tenho Asma… e Fui para a Olimpíada”

Casa Leitura Médica
2017

A Drª Iara Fiks, pneumologista, lançou seu livro sobre asma que possui o título Asma no Esporte. Com o sub-título “Eu tenho asma… E fui para a Olimpíada”, o livro colabora para a educação em asma. O exercício é um conhecido fator desencadeante de crises de asma, mas, diferentemente de outros gatilhos, ele não deve ser afastado do asmático.

Dp… o Quê? Enfisema? Bronquite? Mal de Fumante?

Editora Claridade
2011

Viajar, ir a festas, ou simplesmente caminhar…Você acha que estas atividades são impossíveis para o portador de DPOC? Acredita que quem tem enfisema pulmonar está condenado a ficar deitado no sofá, assistindo à televisão? Pois este quadro está com os dias contados. A DPOC – Doença pulmonar obstrutiva crônica – é uma sigla que reúne enfermidades como bronquite crônica, enfisema pulmonar e todas as alterações causadas pela inalação contínua de substâncias nocivas ao pulmão, sendo o fumo o fator de risco mais importante. A pneumologista Iara Fiks reforça nesta nova edição que o portador de DPOC pode e deve levar uma vida normal e produtiva. Ela descreve com clareza todas as novidades relacionadas ao tratamento integral da doença: educação, novos e poderosos medicamentos e atualidades no tratamento do tabagismo. O livro contém ainda orientações sobre o uso do oxigênio e acerca de exercícios de reabilitação pulmonar no processo terapêutico, entre outras informações. Se internações, crises e falta de ar ainda são palavras constantes em seu vocabulário, logo elas serão coisas do passado. A DPOC tem tratamento! Os pacientes podem Viajar, ir a festas, ou simplesmente caminhar… Você acha que estas atividades são impossíveis para o portador de DPOC? Acredita que quem tem enfisema pulmonar está condenado a ficar deitado no sofá, assistindo à televisão? Pois este quadro está com os dias contados. A DPOC – Doença pulmonar obstrutiva crônica – é uma sigla que reúne enfermidades como bronquite crônica, enfisema pulmonar e todas as alterações causadas pela inalação contínua de substâncias nocivas ao pulmão, sendo o fumo o fator de risco mais importante. A pneumologista Iara Fiks reforça nesta nova edição que o portador de DPOC pode e deve levar uma vida normal e produtiva. Ela descreve com clareza todas as novidades relacionadas ao tratamento integral da doença: educação, novos e poderosos medicamentos e atualidades no tratamento do tabagismo. O livro contém ainda orientações sobre o uso do oxigênio e acerca de exercícios de reabilitação pulmonar no processo terapêutico, entre outras informações.
Se internações, crises e falta de ar ainda são palavras constantes em seu vocabulário, logo elas serão coisas do passado. A DPOC tem tratamento! Os pacientes podem e devem reconquistar a independência e a qualidade de vida.

Asma no esporte: não deixe a asma atrapalhar sua vida

Editora Claridade
2008

‘Asma no esporte – Não deixe a asma atrapalhar sua vida’. Em meio aos grandes debates envolvendo problemas pulmonares em decorrência da poluição em Pequim, as portas das olimpíadas, a médica Yara Fiks, apresenta uma obra sobre asma e esporte, dos exames às medicações, relatos de esportistas e o papel do técnico no acompanhamento da doença.

Asma: Superando Mitos e Medos

Editora Claridade
2004

Uma das maiores especialistas na área, Iara Nely Fiks revela através de um texto descontraído – trazendo exemplos reais de sua vivência profissional -, que a asma pode não ter cura, mas é perfeitamente controlável. Ela derruba vários mitos e medos que rondam a vida do asmático, a começar pelos ‘não pode’ na infância. A autora mostra que o asmático pode levar uma vida absolutamente normal, desde que introduza pequenas mudanças em seu cotidiano e faça uso adequado, com acompanhamento médico, do avançado conjunto de remédios atualmente disponíveis para tratar da doença, dos medicamentos para alívio imediato aos de manutenção, para prevenção. Além do texto bem humorado e fluente, a edição apresenta também ilustrações em quatro cores, compreendendo cartuns e uma divertida e esclarecedora história em quadrinhos, bem como fotos, tabelas e outras informações complementares.